terça-feira, janeiro 05, 2010

Parabéns

Pega uma muda e vai. Essa foi a mensagem no meu celular. Relutei, afinal vou perder a primeira aula de francês da temporada. Mas ao embarcar no helicóptero e sobrevoar as cidades gaúchas percebi que a situação da população é mais grave do que as minhas meras aulinhas. Ver tão de perto a ponte que desabou no Rio Jacuí foi chocante. Instantaneamente soltei um "que merda"e me esqueci que tava com o microfone da aeronave ligado. O comandante sorriu amarelo e disse: te acostuma. É, pensei, a destruição está cada vez mais próxima. E, ao descer ali, do ladinho da ponte que desabou foi estranho e conflituante. Isso porque sempre tive medo de pontes. Desde pequenina eu imaginava as famílias nos carros e o momento que tchibum...tudo desmoronava. É, o meu pesadelo infanto juvenil virou realidade e fui eu quem contou isso para o Brasil inteiro. Fizemos um VT em menos de 20 minutos. Na verdade dois. Um para a rede e outro para os jornais locais. Foi cansativo, angustiante, caminhei 6 kilometros a pé com o cinegrafista, pedimos caronas, enfrentamos mosquitos, descemos rio abaixo. Aventura e beleza se confundiam com a tragédia. Plantações inteiras de arroz (sempre ele né?) devastadas pela cheia dos rios. A revolta da natureza é imbatível. Não há construção que resista. Mas a arte de narrar isso e ouvir e receber o parabéns de amigos que valem a pena compensa. Ainda mais no final da noite quando outra notícia extra-oficial me encheu de orgulho! Então hoje é dia de um parabéns pra mim - pelo trabalho, e parabéns Doutor, pela conquista!
2010 é o ANO!

3 comentários:

Vinicius disse...

Como diria o Vicente Matheus, o jogo só termina quando acaba! Mas seja como for, não vai ser minha maior conquista nesses últimos tempos... ;)

Raul disse...

óóóóóóó... esse é o Vinicius versão 2010?? uahuahuah parabéns pros 2!!
Eu tbm tenho medo de ponte!

Nêga, Preta ou Pree disse...

Auuuuuuuuuuuuu.....como faria o Michael Jackson.
Esse Vinicius tá melhor que a encomenda!
;)