sábado, setembro 04, 2010

A elegância do ouriço


Dia desses terminei de ler o que se tornou um dos meus livros favoritos. Ganhei-o de aniversário de um grande amiga e mente brilhante, Taline Oppitz. O começo do livro já é sensacional, nas primeiras duas páginas você já tem vontade de devorar a leitura. A narrativa está focada em duas mulheres, que seguem relatando suas vidas ligadas apenas pelo local onde moram - um prédio requintado em Paris - e por similaridades subjetivas na maneira de ver o mundo. Não poderiam ser mais antagônicas e ainda assim complementares. As duas irão finalmente se encontrar de verdade apenas graças a um novo morador, que irá enxergá-las como verdadeiramente são. Há todo um universo de personagens secundários igualmente bem construídos e amarrados em torno dos acontecimentos aparentemente banais do prédio da Rue de Grenelle, número 7. O livro passeia pela filosofia, pelo amor às artes e à literatura sem se tornar chato ou didático demais. É uma beleza para a mente e um alimento para a alma. Levou-me às lágrimas. Me fez refletir. Fazia tempo que não me identificava com um livro de forma tão arrebatadora. Pena que acabou... fica a dica: "A elegância do ouriço" de Muriel Barbery.

2 comentários:

Lu Mismas disse...

Humm, fiquei com vontade de ler, empresta? beijo Lu Mismas

Lu Mismas disse...

Humm, deu vontade de ler. Empresta?
beijo, me liga
Lu Mismas