sexta-feira, janeiro 13, 2012

Um tapa na cara do tal Teló

Estou impressionado com a evolução da música popular brasileira.
Não posso deixar de falar do assunto. 
Quando mais elogio, mais sou incompreendido. 
Eu amo a estética do lixo. 
E adoro a verdade.
Chamo lixo de lixo, chinelagem de chinelagem, baixaria de baixaria.
Gosto de me “acanalhar”.
Frequento funk disfarçado de deputado federal. 
Lixo para mim é arte suprema. 
A democracia fez um bem danado para a nossa criatividade. A
 cada ano estamos melhores e mais famosos no mundo. 
Na ditadura, eram aqueles chatos com suas entrelinhas, Chico Buarque e outros trancados no armário. Depois do fim do regime militar, livres das censura, floresceram nossos gênios. 
Michel Teló é o ápice dessa evolução. 
Alguns dos primeiros sinais dessa maré criativa apareceram com a boquinha da garrafa. 
Foi um dos momentos mais sensuais da nossa nova era musical. 
Tivemos a explosão de deusas com letras desconcertantes como aquela, maravilhosa, vai rolar a festa. 
A tempestade criativa continuou: bombamos com a genial rebolation, uma mistura de modernismo com pós-modernismo, de Joyce com Guimarães Rosa, de concretismo com sacanagem. Do carvalho! 
E teve também o novo lobo mau, diz aí menina onde você vai.
E o refrão, que refrão, pós-tudo: vou te comer, vou te comer, vou ter comer.
Tropicalista, baianista, antropofágico, pirotécnico. 
Toda ano, uma nova obra-prima, A arte do escatológico levada ao extremo. 
Aí chegou o Teló e matou a pau. 
Nunca fomos tão longe. 
Tudo pelo hedonismo, pelo prazer, pelo acasalamento. 
Coisas que intelectuais tapados não compreendem. 
Teló representa o pós-humano, o pós-orgânico, o homem ciborgue, o homem finalmente liberado de uma parte do seu corpo, parte inútil, parte chata, parte criadora de problemas, dispensável, o cérebro. 
Eu sempre fui contra a ditadura militar, aqueles generais broncos, um sem pescoço, todos carne de pescoço, mandando torturar, matar, prender, arrebentar, censurar e ainda ganhando nome de rua. 
Pelo jeito, se quiseremos ter novos Chico e Caetano, teremos de pedir a voltar dos coturnos.
Sem repressão, o pessoal não se inspira. 
Fica só na aspiração. 
No tempo dos milicos a imaginação popular tinha os seus ícones, de Sidnei Magal a Valdick Soriano. 
O duplo sentido, essa arte milenar do bom gosto popular, cantava coisas como onde a vaca vai, o boi vai atrás. 
Não tínhamos a Florentina nem a eguinha pocotó. 
Ou já tínhamos?
Ou tudo isso já estava no Decamerão e em Gargantua e Pantagruel? 
Sei lá. 
Sei que agora estamos no auge, na liberdade absoluta, no apogeu. 
Michel Teló é o novo Glauber Rocha, o tropicalismo inteiro num homem só. 
Meu ídolo. 
Barroco, barraco, chacrinesco. 
Nada de ditadura. 
Salvo, quem sabe, para nos salvar dos humoristas atuais. 
Só a ditadura poderia nos livrar do CQC. 
Só no pau-de-arara Danilo Gentilli pararia de defecar pela boca. 
Quanto ao resto, tudo tem meu apoio. 
Especialmente aquela obra-prima, aquele refrão, aquela pérola, 
Ai se eu te pego! 
Complemento à sacada genial, poética, burilada, dar uma fugidinha com você. 
Que tempos! 
Que mal tem? 
Nenhum. 
Só os intelectuais não compreendem. 
Não pegam ninguém.
Teló é a cara do Brasil, desse Brasil que dá certo, que brilha lá fora, que ama a vida, que goza e reverbera.
Chegamos no alto. Por baixo. 
Ano que vem tem mais. 
Como dizia Guy Debord, o que é bom aparece. 
E o que aparece é bom. 
O resto podem ser muito bom. 
O muito bom é ruim. 
Choro de perdedor. 
E viva Michel Teló. 
E pau-de-arara para o pessoal do CQC.

 Do mestre Juremir Machado da Silva

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