segunda-feira, dezembro 18, 2006

Soy Cuba – O Mamute Siberiano

A idéia do carioca Vicente Ferraz em resgatar a história de um filme, que após seu lançamento tornou-se non grato pelos seus idealizadores resultou no bacanudo Soy Cuba – O mamute siberiano. O documentário narra a história e a produção do filme Soy Cuba (1964) do russo Mikhail Kalatosov feito numa parceria eslavo-cubana. O filme, uma superprodução para a época, deveria funcionar como propaganda socialista no auge da Guerra Fria. Entretanto, após sua estréia, tornou-se maldito pelos países que o produziram, a Cuba de Fidel e a antiga União Soviética.
Em Cuba, o filme saiu da sala de cinema e foi direto para o arquivo do Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica. Por sorte, os negativos estavam bem conservados o que possibilitou que Ferraz pudesse utilizá-los em seu documentário. O diretor brasileiro reconta a história do filme com depoimentos de atores e técnicos, utiliza imagens e trechos de Soy Cuba e agrega um valor histórico mundial para a película.
Mesmo sendo um aparente fracasso após seu lançamento e, passados 30 anos depois, o filme foi descoberto por Francis Ford Coppola e Martin Scorsese, que relançaram na íntegra o trabalho do russo Kalatozov já em versão de dvd.Com tomadas indecifráveis e com o dever de propagar a força da revolução, Soy Cuba tornou-se item de museu, até que, com o esforço documentado pelo diretor brasileiro, tornou-se valorizado além da ilha de Fidel ou da extensiva proporção territorial da nação Russa. O filme estava em cartaz em Porto Alegre no Santander Cultural, durante o mês de setembro, mas talvez seja possível encontrá-lo entre a Espaço e a TV3.