sábado, julho 14, 2012

Quando uma guerra nos leva longe



Acho o máximo ver as estrelas, estudar os planetas e tentar desvendar os mistérios do universo. Sou apaixonada por observatórios e planetários. Sempre tive uma queda pela astronomia (vai ver é por isso que vivo no mundo da lua)! Mas eu nunca tinha parado para  ler, ver ou ouvir a história da corrida espacial e foi lá, no meio da Livraria Cultura, que apareceu bem na minha frente o blue ray que poderia matar a minha curiosidade cósmica. Comprei o documentário da BBC "Space Age - A história na Nasa" esperando saber a história dessa agência espacial tão famosa e  apaixonante, mas fui pega de surpresa com a qualidade do material desenvolvido. Imagens reveladoras, alta definição, depoimentos emocionantes e um fio condutor que mostra derrotas e vitórias da tentativa do homem em desvendar a vastidão do universo. 


Assistindo os episódios eu lembrei dos primórdios da exploração espacial motivada pela famosa Guerra Fria que tanto estudei nas aulas de História e Geografia. A briga entre os EUA e a URSS (a antiga União Soviética, lembram?), nos levou longe. Muito longe! Graças a essa briga fomos parar na gravidade zero, num lugar cheio de coisas para descobrir. Uma guerra que levou a humanidade a sair do planeta e ver que ele é ainda mais bonito quando é visto de longe. 


"A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível"! - Yuri Gagarin, primeiro homem a ir para o espaço.


Vendo os astronautas e os cosmonautas (adoro essa definição russa), dá uma vontade de embarcar naqueles foguetes, atravessar a estratosfera e ficar na órbita da terra só olhando aquela bola azul e gigante. Num dos depoimentos um astronauta diz que se o tempo está bom é possível ver litorais inteiros e alguns continentes, e que eles são iguaizinhos aos dos mapas. Me arrepio só de imaginar essa visão lá do alto. 


Mas calma, nem tudo é tão poético assim. Os episódios passam por momentos reais de suspense como o que aconteceu com a Apollo 13, problemas em naves e até tragédias como a do ônibus espacial Challenger, com toda a tripulação morta. Sem esquecer dos percalços do Hubble, a máquina fotográfica mais cara do universo. Porém tem cenas e relatos maravilhosos como a chegada do homem a lua. Coisa que eu até desacreditava um pouco, afinal eu não estava viva para ver, e no mais, duas super potências brigavam para ver qual tinha mais poder tecnológico, como a Rússia já tinha dado o pontapé inicial com o primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin, sobrou para os americanos a chegada a lua. Era muito mais uma questão de honra, entende?!

´



"Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade" - Neil Armstrong, 20 de julho de 1969.


O importante é que eles foram! Chegaram, fotografaram, filmaram....fizeram do momento um espetáculo, um sonho que graças a tecnologia - dá-lhe blue ray - ficou ainda mais bonito de se ver. Ahhh mas porque não voltam para a lua??? Em HD seria melhor ainda...ora, porque agora não vale a pena repetir. Para quê gastar milhões de dólares se já fomos na lua e não tem nada lá. Agora, a ambição tem que ser outra. Há um universo incrível nos esperando, planetas, galáxias, estrelas cadentes, corpos cósmicos indecifráveis, bilhões e bilhões de constelações e todos continuarão ali. Para sempre! Bem no céu, sob nossas cabeças, por milhares de anos. 





Nenhum comentário: