domingo, outubro 16, 2011

A guerra sob o olhar de uma criança

Eu nunca gostei dos filmes de guerra, principalmente daqueles nos campos de batalha, metralhadoras disparando relâmpagos, sangue voando pela tela, mutilação e dor. A idéia de ter uma guerra me assusta e deprime. Mas decidi encarar o filme de 1987 o Império do Sol, do Spielberg e, finalmente encontrei uma história de guerra fascinante e dramática, e que - aliás - é inspirada num livro semi-biográfico. Durante a II Guerra Mundial, um menino de 11 anos é o protagonista e o sobrevivente de um dos momentos mais terríveis do mundo moderno.
Christian Bale é ator principal da história. Ainda menino, escolhido a dedo pelo diretor, o inglesinho - na sua estréia no cinema - dá um show de interpretação e marca para sempre sua carreira talentosa na sétima arte.
A guerra ainda violenta, dura, insana, sob o olhar de uma criança pode ter beleza, poesia e doçura. Vale conferir!

2 comentários:

André Guterres disse...

É uma obra prima de Spielberg com certeza. Os filmes de guerra em sua grande maioria tem como plano principal somente a conquista da vitória, e quando um filme de guerra tem um objetivo principal diferente, ela se sobressai sobre os outros de seu gênero. Por isso recomendo o excelente filme Lágrimas do Sol (2003) com Bruce Willis e Monica Bellucci. Um excelente filme aonde uma missão de rotina vira uma missão de escolta a um grupo de refugiados nigerianos em busca de abrigo no Camarões. Vale a pena assistir.

Vinicius disse...

Foi uma dica indireta do Waldow, que mostrou quando eu era um piá: a cena do Christian Bale (que não mudou nada) acendendo uma lanterna da janela pra se comunicar com os barcos japoneses marcou minha memória para sempre...